5 aplicativos que ajudam a cuidar da saúde mental
Os problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns. Esse cenário, que já era preocupante, ganhou um novo sinal de alerta com a pandemia do coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo sofrem de depressão. Dessas, 12 milhões são brasileiras. E […]
Os problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns. Esse cenário, que já era preocupante, ganhou um novo sinal de alerta com a pandemia do coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo sofrem de depressão. Dessas, 12 milhões são brasileiras. E não para por aí. A ansiedade, por exemplo, atinge mais de 260 milhões de indivíduos, sendo o Brasil o país com o maior número de ansiosos: 9,3% da população, também segundo a OMS.
Felizmente, uma pesquisa realizada pelo Instituto IPSOS, em 30 países, mostrou que os brasileiros são os que mais se preocupam com a saúde mental. De acordo com o estudo, 75% da população afirma que pensa com frequência em seu próprio bem-estar mental e oito em cada dez entrevistados acreditam que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. E para 40% dos entrevistados no Brasil, a saúde mental é um dos maiores problemas sanitários que o país enfrenta na atualidade.
Com a tecnologia a serviço da saúde, as nossas emoções e sentimentos ganham um forte aliado para lidar contra a tristeza, ansiedade, estresse, falta de foco e energia. Assim é o caso dos aplicativos de saúde e bem-estar, tendência em todo o planeta, que proporcionam diversas possibilidades de desacelerar a mente, o corpo e praticar o autocuidado. Então, que tal conhecer cinco aplicativos que ajudam a manter a saúde mental em dia? Acompanhe!
1 – Calm
O Calm oferece exercícios de respiração, músicas tranquilizantes e programas de meditação guiada que ajudam a combater a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e auxiliar na concentração. O aplicativo conta ainda com sons de ondas do mar, chuva e fogueira, conteúdos de atenção plena, treinos de alongamento do corpo e uma biblioteca de histórias para dormir. A plataforma é gratuita, mas possui recursos exclusivos na versão paga, e está disponível para iOS e Android.
2 – Cíngulo
Através de sessões de terapia guiada, o Cíngulo busca aliviar crises de ansiedade, diminuir o estresse, melhorar a autoestima, trabalhar o medo e a falta de ânimo. O aplicativo oferece testes de personalidade e monta programas específicos para o usuário, com o objetivo de tratar as questões identificadas. A plataforma está disponível para iOS e Android, nas versões gratuita e paga.
3 – Happify
Projetado com o apoio de cientistas e especialistas em psicologia cognitivo-comportamental, psicologia positiva e mindfulness, o Happify tem como promessa ajudar usuários a viver mais felizes, através de programas simples e interativos, com exercícios práticos, jogos e atividades divertidas que contribuem para liberar o estresse e aumentar o bem-estar emocional. O app oferece uma série personalizada de ferramentas e artigos científicos para atingir as trilhas de crescimento pessoal, atenção plena e meditação, trabalho e dinheiro, relacionamento, saúde, dentre outras. Disponível para iOS e Android, a plataforma é gratuita, mas possui recursos exclusivos na versão paga.
4 – Daylio
O Daylio é um aplicativo que funciona como um diário de emoções, onde o usuário registra seu estado emocional diariamente e o justifica através da escolha de emojis, sem precisar escrever nada. Com isso, a plataforma é capaz de monitorar o humor e fornecer relatórios mensais sobre as variações, ajudando a entender hábitos e ter maior controle sobre atividades sociais, tarefas diárias, saúde, qualidade de sono e alimentação. O aplicativo está disponível para iOS e Android, nas versões gratuita e paga.
5 – Brain.fm
Música para melhorar o foco, ajudar na concentração, relaxamento e até o sono. Esse é o objetivo do Brain.fm, um app que une a neurociência à inteligência artificial e personaliza uma lista de reprodução de músicas, com modulação rítmica específica, que interagem diretamente com o cérebro, impedindo que o usuário se distraia. A plataforma é paga e está disponível em browser e para iOS e Android.