10 sinais de que você pode ter uma disfunção na tireoide
O corpo humano funciona como uma máquina, trabalhando com todas as suas peças em perfeita harmonia para que todo o organismo esteja em plena atividade. Sendo assim, quando algo está errado, ele emite alertas. O problema é que muitas vezes esses sinais podem passar despercebidos por muita gente. Um exemplo disso são as disfunções na […]
O corpo humano funciona como uma máquina, trabalhando com todas as suas peças em perfeita harmonia para que todo o organismo esteja em plena atividade. Sendo assim, quando algo está errado, ele emite alertas. O problema é que muitas vezes esses sinais podem passar despercebidos por muita gente. Um exemplo disso são as disfunções na tireoide, que causam sintomas que variam de pessoa para pessoa.
A tireoide é uma pequena glândula localizada na região frontal do pescoço, tem formato parecido com uma borboleta e é responsável por controlar o metabolismo e as funções corporais, como a respiração, temperatura, ciclo menstrual, dentre outras. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). As disfunções na tireoide são caracterizadas pela liberação insuficiente do hormônio, no que é chamado de hipotireoidismo, ou a liberação em excesso, classificado como hipertireoidismo.
As disfunções na tireoide são mais comuns em mulheres, podem ser detectadas através de exames laboratoriais de sangue e o tratamento geralmente envolve a reposição hormonal, o que reverte, na maioria dos casos, os sintomas dos distúrbios. Conheça 10 sinais que podem indicar uma disfunção na tireoide.
-
Cansaço extremo
A fadiga, cansaço extremo e sonolência são sintomas bastante comuns em pacientes com hipotireoidismo, já que a falta de produção dos hormônios da tireoide causa uma queda no metabolismo e nas funções do organismo. Essa falta de energia para atividades diárias também acaba por contribuir para o ganho de peso.
-
Mudanças de humor
Os hormônios da tireoide regulam o desenvolvimento dos neurônios, por isso as disfunções podem provocar mudanças de humor e sensação de falta de controle mental e emocional. Pacientes com hipertireoidismo costumam apresentar agitação, pensamento acelerado, ansiedade e irritação, enquanto os com hipotireoidismo podem ter depressão, falta de energia e desânimo.
-
Falta de concentração e memória
O hipotireoidismo pode retardar as sinapses do cérebro e reduzir a velocidade da função cerebral, por essa razão são frequentes os casos de alteração no raciocínio e memória. Alguns pacientes também apresentam hiperatividade, o que dificulta a concentração.
-
Diminuição da libido
As alterações na tireoide interferem nos hormônios sexuais e provocam a diminuição da libido. Em homens podem causar disfunção erétil, enquanto nas mulheres ocasionar ressecamento vaginal.
-
Alteração no funcionamento do intestino
Com os hormônios desregulados, os movimentos peristálticos do intestino são afetados. O paciente pode apresentar tanto uma diminuição da frequência das evacuações, causando prisão de ventre, quanto um excesso, acarretando episódios de diarreia.
-
Mudanças no peso
O hipotireoidismo retarda todas as suas funções corporais, o que inclui o metabolismo. Com o corpo mais lento, o paciente pode ganhar peso facilmente. No hipertireoidismo acontece o oposto, resultando na perda de peso inexplicável.
-
Dores musculares
Os hormônios da tireoide são determinantes para a contração e o relaxamento muscular. Por isso, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo afetam diretamente os músculos, causando frequentes dores musculares, rigidez e cãibras.
-
Alterações no cabelo, pele e unhas
A perda de cabelo e unhas quebradiças são sintomas comuns para o hipotireoidismo e hipertireoidismo. No caso do hipotireoidismo, cabelo e pele também podem apresentar ressecamento.
-
Mudanças no ciclo menstrual
A falta ou excesso dos hormônios T3 e T4 pode influenciar nos hormônios femininos estrogênio e progesterona, tornando os ciclos irregulares, alterando o fluxo menstrual e aumentando a dificuldade de engravidar. Em algumas pacientes pode ocorrer uma condição chamada de amenorreia, que é caracterizada pela ausência de ciclos menstruais mensais.
-
Sensação térmica
A tireoide é responsável pelo controle da taxa metabólica do corpo e regula a produção de calor. Quando os hormônios estão em excesso, há aumento da temperatura corporal, o que leva a maior transpiração e sensibilidade a altas temperaturas. Já em baixas quantidades, ocorre a redução da temperatura corporal e intolerância ao frio.
Busque ajuda médica
Caso apresente sintomas compatíveis com as disfunções na tireoide, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, busque o atendimento médico especializado com um endocrinologista. Vale ressaltar que a sintomatologia dos distúrbios na tireoide é vasta e muitas vezes comum a outras doenças. Por isso, apenas uma avaliação clínica e, eventualmente, exames adicionais podem chegar a um diagnóstico preciso.