Voltar

Cuidados para se exercitar no verão de forma saudável

11 de janeiro de 2022

O verão é considerado para muitos a melhor época para a prática de atividades físicas. Como o clima mais quente garante um ânimo extra, muitas pessoas optam pelo prazer dos exercícios ao ar livre. Porém, as temperaturas elevadas e o sol intenso pedem cuidados redobrados para que a saúde não seja afetada. Confira algumas dicas […]

Cuidados para se exercitar no verão de forma saudável

O verão é considerado para muitos a melhor época para a prática de atividades físicas. Como o clima mais quente garante um ânimo extra, muitas pessoas optam pelo prazer dos exercícios ao ar livre. Porém, as temperaturas elevadas e o sol intenso pedem cuidados redobrados para que a saúde não seja afetada. Confira algumas dicas de como se exercitar na estação mais quente do ano de forma saudável.

 Proteja-se do sol

Vai treinar ao ar livre? Então não esqueça do protetor solar! Sem a proteção, a pele fica exposta à ação dos raios solares e está vulnerável a queimaduras, manchas e doenças como o câncer. Aplique o protetor em todo o corpo e rosto 30 minutos antes de sair de casa. Opte por produtos com FPS sempre acima de 30, à prova d’água ou específicos para a prática de atividades físicas.

Para ficar ainda mais protegido, invista em acessórios como viseiras, bonés e até mesmo roupas com tecnologia de proteção contra raios solares.

Alimente-se bem antes do exercício

As temperaturas mais quentes e a má alimentação podem levar à mal-estar, tonturas, queda de pressão e falta de disposição durante a atividade física. Opte por alimentos integrais, frutas e legumes nas refeições pré-treino e tente manter uma rotina alimentar saudável.

Fique atento aos horários

Escolha um horário para treino em que o sol não esteja tão intenso, como pela manhã ou à noite. Evite o período entre 10h e 16h, horários mais quentes do dia e quando há uma maior incidência de raios UVB, responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição solar.

Mantenha seu corpo hidratado

Com o aumento do calor, o risco de desidratação aumenta consideravelmente. Isso porque, durante a prática de exercícios, a temperatura do corpo sobe e ele passa a utilizar mais líquido com o objetivo de se resfriar e ficar em equilíbrio. Além disso, com o suor perdemos água, sais minerais e eletrólitos.

Ao longo do treino, tenha sempre à mão uma garrafa de água ou de isotônico para repor o líquido gasto. A ingestão deve ser feita aos poucos, para evitar desconfortos no estômago.

Use roupas leves

 Além do conforto ser essencial durante o treino, as roupas pesadas não ajudam a dissipar o suor, deixando a temperatura corporal ainda mais elevada, causando maior perda de água e mal-estar. Escolha tecidos específicos para atividades físicas, que facilitem a ventilação e ajudem na passagem do suor.

Leia também: Metas para melhorar a saúde em 2022

Dar 7 mil passos por dia reduz em até 70% o risco de morte

localização

Nossa unidade está situada no Bairro dos Estados

Visualizar localização
Abrir Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?