Dar 7 mil passos por dia reduz em até 70% o risco de morte
Não é segredo que a prática regular de atividades físicas tem diversos benefícios quando o assunto é saúde. Além de contribuir para a prevenção de doenças, os exercícios também são importantes aliados da saúde mental. Se por um lado a ciência mostra que manter o corpo em movimento ajuda a viver melhor, por outro ela […]
Não é segredo que a prática regular de atividades físicas tem diversos benefícios quando o assunto é saúde. Além de contribuir para a prevenção de doenças, os exercícios também são importantes aliados da saúde mental. Se por um lado a ciência mostra que manter o corpo em movimento ajuda a viver melhor, por outro ela garante maior longevidade.
Um estudo realizado pela Universidade de Massachusetts, nos EUA, revelou que dar no mínimo 7.000 passos por dia diminui em até 70% o risco de morte de adultos de meia idade. Essa pesquisa, que acompanhou um grupo de 2.110 pessoas durante 11 anos, atualiza a antiga estatística de que era necessário andar no mínimo 10.000 passos diários para ter efeitos positivos na saúde.
A pesquisa dividiu os participantes em três grupos: pessoas que andavam mais de 10.000 passos diários, os que andavam aproximadamente 7.000 e os que andavam menos de 7.000. Ao fim do estudo, ficou comprovado que os dois primeiros grupos apresentaram taxas semelhantes de mortalidade. Já o grupo que andava menos de 7.000 passos por dia apresentou uma maior taxa em comparação com os outros dois.
Os pesquisadores envolvidos no estudo apontaram que quem caminha pouco tem maior probabilidade de apresentar um IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto, menor acompanhamento médico e maior chance de desenvolver hipertensão e diabetes. A pesquisa também demonstrou que não existe uma ligação entre o aumento da mortalidade e uma maior quantidade de passos por minuto, contrariando uma hipótese apresentada anteriormente por especialistas.
O grupo alvo do estudo era formado por homens e mulheres, com média de idade de 45 anos. Além de pessoas com diferentes tipos de alimentação e doenças pré-existentes, a amostra incluiu indivíduos de variados IMC, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Conheça mais benefícios da caminhada.
É seguro e fácil para iniciantes
A caminhada é um exercício cardiorrespiratório de baixo impacto, que pode ser realizado por todas as idades e nos mais diversos lugares: praças, praias, campos ou até mesmo do trabalho para casa.
Melhora sua saúde
A prática diária de caminhada pode ajudar na perda peso, no controle da pressão arterial e colesterol, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Fortalece os músculos
A caminhada é um exercício aeróbico que envolve um grupo de músculos que precisam atuar em conjunto, proporcionando o fortalecimento muscular.
Auxilia na memória e na capacidade cognitiva
Diversos estudos comprovam que caminhar é um impulsionador do cérebro e diminui o risco de demência e doença de Alzheimer em homens idosos.
Melhora a qualidade do sono, humor e diminui o estresse
Caminhar alguns minutos por dia auxilia a diminuir a ansiedade, melhora o humor através do aumento do nível de energia e ajuda a dormir melhor.