Dicas de saúde

Nova promove ação para o Dia do Coração Fetal

O dia destaca a importância do exame de Ecocardiograma Fetal

Text_2

Em parceria com o Instituto Primeiro Olhar, a Nova Diagnóstico realiza nesta terça-feira (12), cerca de 60 atendimentos em Ecocardiograma Fetal, exame que ajuda a diagnosticar possíveis doenças cardíacas no bebê ainda na vida intrauterina. A ação será realizada com grupos de mães moradoras de comunidades carentes de João pessoa e que esperavam ser atendidas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Todos os profissionais da medicina fetal estarão empenhados na ação, que deve durar toda manhã e parte da tarde. As mães já realizaram um cadastro para a realização do procedimento em suas regiões.

Sobre o exame

A ecocardiografia fetal é um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez. O exame não oferece risco para a gestante ou para a criança, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais. Dessa forma, certas doenças – como determinadas formas de arritmia – já podem ser tratadas dentro do útero da mãe.

O diagnóstico complementa a avaliação do ultrassom morfológico, uma vez que é realizado por um cardiologista pediátrico e fetal especializado, e também  possibilita o planejamento do parto para receber e tratar devidamente o recém-nascido que apresenta doenças cardíacas congênitas como a transposição das grandes artéria e a hipoplasia do VE ou do VD.  Essas doenças requerem correção cirúrgica imediatamente após o nascimento.

No caso das formas de arritmia fetais que podem ser tratadas dentro do útero, o  ecocardiograma fetal diagnostica e acompanha a resposta do feto ao tratamento, sendo ferramenta importantíssima no pré-natal das gestantes. O exame pode ser realizado através do abdômen materno a partir de 20 semanas, embora a melhor época seja por volta de 24 semanas de gestação.

Você também pode ver mais Dicas de saúde:

todas as dicas de saúde